⚠️ Não recomendado para menores de 16 anos
Em Até o Último Homem, durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.
![]() |
Filme Até o Último Homem: Personalidades Andrew Garfild |
⚠️ BAIXE O APLICATIVO PARA CELULAR:
CASO NÃO CONSIGA BAIXAR O APP, TENTE NOS LINKs ALTERNATIVOs:
Ficha técnica completa
Título | Hacksaw Ridge (Original) |
---|---|
Ano produção | 2016 |
Dirigido por | Mel Gibson |
Estreia | 26 de Janeiro de 2017 ( Brasil ) Outras datas |
Duração | 139 minutos |
Classificação | 16 - Não recomendado para menores de 16 anos |
Gênero | |
Países de Origem | Estados Unidos da América ⚠️ BAIXE O APLICATIVO PARA CELULAR: CASO NÃO CONSIGA BAIXAR O APP, TENTE NOS LINKs ALTERNATIVOs: |
VEJA CRITICAS E DEBATES:
Na primeira vista deste filme Até o último homem, parece combinar a estrutura típica do cinema de guerra com o mecanismo tradicional do cinema religioso. O protagonista representa uma fusão de ambos: Desmond Doss (Andrew Garfield) é ao mesmo tempo um jovem pacifista, temente a Deus, e um soldado destinado a salvar pessoas no campo de batalha da Segunda Guerra Mundial. Sua única condição: jamais tocar em uma arma, devido a traumas de infância. Como ser um pacifista em meio à guerra? Como lutar contra inimigos armados sem possuir instrumentos de defesa?
Até o Último Homem - Desmond sublinha a contradição do heroísmo americano: por um lado, não tirar a vida de uma pessoa é percebido como virtude, por outro lado, tirar a vida de inimigos que nos atacam é considerado um ato de bravura. De que modo se concilia o mandamento “Não matarás” com o patriotismo guerreiro? Até o Último Homem fornece uma leitura didática, mas interessante, deste paradoxo. A primeira solução é retirar a humanidade do inimigo: os soldados mais sangrentos enxergam nos japoneses uma figura satânica, portanto digna de ser combatida com violência. A segunda é se isentar de culpa pelo alter ego de grupo: não existe problema matar se isso for praticado por todos, como uma ordem direta dos superiores. Os soldados não se sentem responsáveis por cumprirem o que se espera deles. Talvez por isso a decisão do personagem principal soe como ofensa tão grande: ele quebra o acordo tácito de que matar é algo defensável, contanto que todos os façam.
O drama questiona, portanto, a violência dos “homens de bem”, a incompatibilidade entre amar o próximo como a si mesmo e amar apenas o próximo, mas não o diferente. Este seria um debate relevante não apenas em tempo de guerras oficiais, mas também em momentos de proliferação de crimes homofóbicos, chacinas em prisões, ladrões amarrados a postes etc. A lógica individualista permite que pessoas boas apliquem violência contra as ruins. Mas quem está autorizado a distinguir as primeiras das segundas? O prelúdio da barbárie social é sintetizado pela figura martirizada de Desmond. Andrew Garfield faz questão de interpretá-lo como um tipo quase autista, um novo Forrest Gump. Sua inaptidão social rivaliza apenas com sua ingenuidade e sua integridade durante o combate. Este é o homem disposto a ajudar qualquer um, mesmo os soldados que o maltratam e um inimigo ferido.
Felizmente, Até o Último Homem não defende a postura do protagonista como única possível. O diretor Mel Gibson sugere que a conduta do oficial pacifista possui seu espaço no confronto, porém não exclui a necessidade de figuras centralizadoras como o sargento Howell (Vince Vaughn) ou o corajoso soldado Smitty (Luke Bracey), que maneja uma arma como ninguém. No entanto, quando estes homens são feridos ou têm seus membros destroçados por uma granada, é Desmond quem corre para fazer torniquetes e aplicar morfina. Existe espaço para a paz em meio à guerra, sugere o filme, assim como existe espaço para a religião enquanto homens se matam selvagemente. A cena em que o batalhão espera pelo fim de uma prece antes de atacar o inimigo simboliza a ideia de que é possível matar e permanecer puro aos olhos de Deus.
O diretor faz questão de ressaltar que, embora a postura do jovem seja uma exceção, esta história realmente aconteceu. Como em muitas cinebiografias preocupadas em atestar sua veracidade, Até o Último Homem se conclui com trechos documentais, nos quais antigos membros do exército e o próprio Desmond reafirmam passagens que o espectador acaba de ver na ficção. Apesar de respeitar a veracidade de fatos, o cineasta não se preocupa em humanizar a guerra no que diz respeito à estética cinematográfica. Quando entram em cena as longuíssimas batalhas, Gibson se deleita com imagens de corpos dilacerados em câmera lenta, sangue jorrando por todos os lados e a luz amarelada das explosões contrastando com a paisagem cinzenta da colina Hacksaw.
Assim, Desmond pode até questionar o prazer belicista dos colegas, mas Gibson joga no time dos demais soldados. O espetáculo da violência é visível em cada fotograma deste projeto que não teme ser exagerado, mesmo kitsch em suas composições (os chroma keys no final são particularmente falsos, enquanto o banho redentor do herói coberto de sangue beira a telenovela), retratando o inimigo sem o mínimo sinal de humanidade ou personalidade. A direção reproduz a contradição de seu personagem principal, sem solucioná-la. Por um lado, o filme se orgulha de ser uma grande produção de guerra, repleta de cenas viris e impactantes, por outro lado, pretende ser piedosa e tolerante como pediriam as escrituras religiosas. Talvez o sincretismo entre o herói guerreiro e o herói cristão não se opere tão facilmente assim.
⚠️ BAIXE O APLICATIVO PARA CELULAR:
CASO NÃO CONSIGA BAIXAR O APP, TENTE NOS LINKs ALTERNATIVOs:
Faça uma doação Voluntária e Missionária a essa Obra Evangelística!!!
Texto Publicado Por: Pr. João Batista Goulart
Quer Ganhar Dinheiro encurtando seus Links das suas Redes Sociais? então ... Entre neste LINK e comece agora.
.... Veja TAMBÉM Conteúdos Relacionados:
Tags: | | |
🎬 SEJA INCRITO NO CANAL DE FILMES ONLINE 🎬
![]() |
Inscreva-se AQUI !!! |
ஜ۩۞۩ஜ SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS ஜ۩۞۩ஜ
⚠️Usuário Leia as Politicas e Diretrizes - Politica de Privacidade
#IgrejaBemVindoEspíritoSanto é um Canal Evangélico, gospel e cristão com conteúdos para assistir: filmes completos dublados, filmes, filme gospel, filmes gospel, filmes evangélicos, filme evangélico, filme bíblico, filmes bíblicos, filmes bíblico completo, estudo bíblico, estudos bíblicos gratuito, estudos bíblicos online, curso para obreiros, cursos para obreiros, discipulado, curso teológico, cursos teológicos, testemunhos, testemunho de milagre, mensagens e pregações, oração poderosa, orações com missionário david miranda, jogos, jogos gospel, jogos cristão, jogos evangélicos, jogos bíblicos, dicas de emprego, dicas de finanças, renda extra, dicas como postar vídeos no Youtube, bíblia eletrônica, bíblia online, apk, humor evangélico, whatsapp plus, e muito mais ...
0 Comentários