Um grande número de pessoas depressivas tem procurado ajuda nas igrejas evangélicas e sem encontrar pessoas preparadas que possam proporcionar uma ajuda eficaz, elas não permanecem, continuando adoecidas e sem conhecer a Cristo, o que torna evidente a necessidade de preparo de conselheiros para atender essa demanda.
Vivemos numa sociedade cada vez mais acelerada, exigente, consumista e estressante, e, alguns pela impossibilidade de acompanhar esse ritmo têm se tornado pessoas ansiosas e depressivas. Motivo de pesquisas por estudiosos do assunto, a depressão é uma das mais temias doenças de todos os tempos e foi chamada de “o mal do século”, por abarcar um número cada vez maior de pessoas e algemar a psique de muitos. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. ... Ele cuidou de alimentar o profeta Elias, deu descanso para sua alma e confortou-o espiritualmente.
leia mais >>
![]() |
Acesse agora Pedido de Oração |
O que é depressão
Ao contrário do que muita gente pensa, a depressão não é uma doença do mundo contemporâneo. Na verdade, ela acompanha a humanidade ao longo de toda a sua história e até fatores genéticos 3 podem aumentar a predisposição à doença. Na verdade, para muitas pessoas é difícil até chamar de doença quando não temos nenhuma evidência física ou exames que ajudem a diagnosticar. Porém a depressão pode ter manifestações físicas, sim, como causar uma série de alterações químicas no cérebro. O fato de não enxergarmos isso cientificamente não significa que essas alterações não estejam aí. Outros gatilhos podem estar associados a circunstâncias externas. Estresse, por exemplo, pode iniciar sintomas depressivos em uma pessoa já predisposta.
Há outras causas possíveis para a depressão, como desequilíbrios metabólicos ou hormonais, ambientes de competição constante, falta de afeto e empatia entre as pessoas. Indivíduos que enfrentam traumas na vida, como luto, desemprego ou doenças, também são mais propensos a desenvolver a condição. Portanto, é resultado de uma interação complexa entre fatores sociais, psicológicos e biológicos. Nada simples, não é mesmo? Podemos pensar nessa relação como uma teia: quando algo é mexido de um lado, toda a teia é balançada.
Os sintomas mais comuns da depressão são:
- Presença constante de pensamentos negativos;
- Sentimentos de culpa;
- Sensação de inutilidade;
- Baixa auto-estima;
- Tristeza;
- Diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas.
A Depressão
Muitos são os fatores que levam uma pessoa à depressão, uma doença que pode atingir qualquer ser humano, independente da sua posição social, credo, raça ou cor. A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.
Mas o Senhor tinha um plano restaurador para a vida de Elias, ou seja, proporcionou-lhe um tratamento completo para o seu corpo, alma e espírito. Conforme a passagem do primeiro livro de Reis, vemos que Deus contempla o ser humano com a cura da depressão, integralmente. Ele cuidou de alimentar o profeta Elias, deu descanso para sua alma e confortou-o espiritualmente.
Uma das formas de se prevenir a depressão é não deixar que coisas ruins se acumulem em nosso coração. Não podemos guardar mágoas, mas rasgar nosso coração diante de Deus.
Uma pessoa deprimida tem que procurar um médico, usar a medicação correta, alimentar e exercitar-se, mas, sobretudo, buscar consolo no Senhor, porque, sem a sua ajuda, o tratamento fica incompleto. Deus tem sonhos para nossa vida e seu poder curador nos atinge de forma completa.
Deus nos trata quando estamos deprimidos. Ele sempre vai nos dar força para sairmos do fundo do poço.
0 Comentários