Beber Vinho ou Bebidas Alcoólicas é Pecado?
A dúvida sobre se beber é pecado tem sido respondida de duas formas diferentes. Há aqueles que defendem que beber vinho ou qualquer outra bebida alcoólica é pecado. Já outros defendem que beber não é pecado, desde que seja uma quantidade apropriada.
A Bíblia afirma que o grande problema está na embriaguez, que causa muitos prejuízos ao próprio ser humano e torna-o estúpido.
Como quase todos devemos saber, o vinho era uma bebida cultural do Oriente Médio e por isso em Israel também, nos tempos de Cristo, antes dele e talvez ainda hoje.
Havia certo estado de fermentação da uva em que se fazia um vinho que embriagava mais do que outro se ingerido em quantidades maiores.
Sabemos, no entanto, que não era proibido beber vinho pelo menos na época de Jesus, por exemplo, pois o próprio Senhor realizou um milagre ao transformar água em vinho em uma festa de casamento (João 2:1-10), exceto algumas exceções a Israel no Antigo Testamento, como aos sacerdotes (Levítico 10:8-10).
Hoje em dia essa questão é trazida demais à tona, afinal de contas, o que a Bíblia realmente diz sobre o consumo de bebidas alcoólicas? Cristão pode beber vinho, por exemplo, ou não?
O cristão pode beber vinho ou bebida alcoólica?
A prostituição, e o vinho, e o mosto levam para longe o coração. (Oseias 4:11) A Bíblia é cheia de passagens em que o uso do vinho causou vários prejuízos, e recomenda não bebê-lo em outras (aplica-se às demais bebidas alcoólicas), passagens como Provérbios 23:29-35; Isaías 5:11; 28:7, etc.
Mas talvez alguém ainda se pergunte…
“Se o cristão pode beber vinho? Jesus transformou água em vinho para as pessoas beberem, então por que não?“
Se você tem maturidade, domínio próprio para não embriagar-se e tem a consciência limpa de que não está pecando ao beber vinho, e se tem domínio próprio para não embriagar-se, então beba, é por sua própria conta.
Mas se um irmão que não é maduro na fé ver você consumindo uma bebida alcoólica e isso fizer que ele de alguma forma venha a tropeçar no caminho, então com isso você estará pecando!
Entretanto, considere também que a água transformada em vinho nas bodas, em João 2:1-10, pode referir-se a um sinal profético acerca da nova aliança feita por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois o mestre-sala ao provar o vinho que Jesus fizera disse:
Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. (João 2:10)
Podemos comparar isso com as palavras de Cristo em Lucas 5:36-39, sobre o vinho novo em odres velhos, que diz respeito diretamente ao Seu evangelho/nova aliança.
Leia com atenção e guarde consigo essas palavras do apóstolo Paulo em Romanos 14, que fala sobre a maturidade e a liberdade cristã.
Eu sei, e estou convencido no Senhor Jesus, que não há coisa alguma imunda em si mesma, mas para aquele que pensa que alguma coisa é imunda, para esse é imunda.
Mas, se teu irmão se entristecer com o teu alimento, tu já não andas em amor. Não destruas com o teu alimento aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nestas coisas serve a Cristo, é aceitável a Deus, e aprovado pelos homens.
Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e as coisas que são para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa do alimento a obra de Deus.

Todas as coisas são de fato puras, mas são más para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem alguma coisa que teu irmão tropece, ou se ofenda, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo nas coisas que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, é condenado se comer, porque ele não come por fé; pois tudo o que não provém de fé é pecado. (Romanos 14:14-23)
Por causa da incontinência do ser humano, eu não aconselho ninguém a beber vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica.
A não ser por razões medicinais sob orientação médica (no caso do vinho) como o apóstolo Paulo orientou ao Timóteo certa vez (1 Timóteo 5:23). Mas creio que hoje há medicamentos que podem substituir isso.
Reflita nisso:
“Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façam provisão para a carne, para cumprir suas cobiças … conservando a fé e a boa consciência, que alguns colocaram de lado e naufragaram na fé.” 1Tm 1:19; Rm 13:14)
O Cristão pode beber vinho ou bebida alcoólica?
Por causa da incontinência do ser humano, eu não aconselho ninguém a beber vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica. A não ser por razões medicinais sob orientação médica (no caso do vinho) como o apóstolo Paulo orientou ao Timóteo certa vez
(1 Timóteo 5:23).
TULO E SUBTITULO DO CONTE)
Faça uma doação Voluntária e Missionária a essa Obra Evangelística!!!
![]() |
Inscreva-se AQUI !!! |
0 Comentários